Manifesto do Turista Responsável

- Turismo Responsável e Sustentável
Quantos conceitos já ouviu falar? Turismo sustentável, responsável, ecológico, verde, entre outras.
A definição consiste na minimização das consequências menos boas da atividade turística nos âmbitos do ambiente, da economia, da sociedade e da cultura do local começando pelo viajante até aos organismos públicos e privados.  
 
- As práticas
De acordo com a Política de Turismo Responsável, validada pela certificação Biosphere Responsible Tourism, bem como selo “Clean&Safe” a nossa missão é a transmissão das boas práticas através da viagem consciente a todos os âmbitos quer ambientais, humanos e culturais.
De realçar para que todos os players turísticos e inclusive o próprio turista ficam consciente de cada ato ao longo da viagem.
 
- Atitudes a ter em conta
Enquanto Repartir Viagens e Turismo temos a função de informar aos viajantes quais são as escolhas acertadas da sua viagem.
De salientar, que é de extrema importância a diminuição da pegada ecológica e a maior envolvência de cada turista no destino pois o que está se a verificar é oposto. Desta forma é necessário a compreensão de todos para viagens “amigas”.
 
 
Manifesto do Turista Responsável
 
1.    Fique consciente dos prós e contras da sua viagem e escolha as melhores opções

Ao programar a sua viagem, certifica-te de conhecer todas as caraterísticas do destino e de todas documentações atualizadas. Siga as recomendações das autoridades locais, em caso de SOS. Certifique-se da composição dos produtos que consuma para evitar qualquer risco, intolerâncias e alérgicas.
 
2.    Opte pelo crescimento do local consumindo produtos e serviços do destino
Apoie as iniciativas locais através dos produtos e serviços do próprio local e para que chegue os benefícios à comunidade local. No acto de compra e consumo pense no preço justo para a economia local e para os colaboradores.
 
3.    Faça a mala na “cabeça” e receba os valores e tradições de cada destino
Desfrute do melhor que o destino tem a oferecer através das diversas áreas – culturais, gastronómicas, linguagem, históricas. Tome consciente das regras sociais para não haver comportamentos inapropriados, mas sim comportamentos de respeito e de aceitação de como o destino é.
 
4.    Permita-se que a sua ação contribua para a proteção dos ecossistemas do local

Hoje em dia está cada vez mais em voga, o respeito pelo fauna e flora autóctone, de modo a evitar a destruição dos plantas e animais. Aplique as condutas responsáveis evitando a criação mais de resíduos e coopera para a preservação dos espaços naturais e da biodiversidade.
 
5.    Viaje tomando consciente dos valores e crenças locais
Evite que os entraves restringem a interação das pessoas derivado a qualquer tipo de questão social. Facilite a igualdade de oportunidades a aqueles com reduzida mobilidade física ou de comunicação.
 
6.    Escolhe de forma consciente para sustentável dos recursos
Produtos, serviços ou experiências - o uso inteligente e eficiente de qualquer recurso que minimize os impactos. Opte por atitudes responsáveis em vez de consumos excessos. Faça o exercício de calcular a sua pegada de carbono de cada viagem.
 
7.    Contribua para sustentabilidade de todas infraestruturas
Tome nota em como reconhecer todos os elementos das infraestruturas que o para que a sua vista não altere a vida in loco. Por favor siga todas as regras e normas de cada atração turística.
 
8.    Preferia produtos, serviços ou experiências que promovam a sustentabilidade

Na hora da compra opte por produtos e serviços ou experiências que integram na componente das novas tecnologias e métodos inovadores para a sustentabilidade do destino.
 
9.    Criar todas as condições fulcrais para respeitem os direitos dos trabalhadores
Analise e verifique se todas os produtos são produzidos de forma digna e justas que evitem a exploração sexual ou infantil a qualquer tipo de ser. Que também seja preservado a dignidade de cada colaborador.   
 
10.    Partilhe o Manifesta do Turista responsável
Após análise dos 9 tópicos acima, reflita sobre cada viagem que fez e se teve em atenção todos estes itens. Partilhe junto de amigos e familiares para que nas próximas viagens tenham consciência do Manifesto do Turista Responsável  

 

Subscreva já a nossa newsletter!

Caso deseje esclarecer dúvidas peça mais Informações

Consulte aqui alguns Sites e Informações úteis

Em cumprimento da lei nº 144/2015 informamos que para a resolução de conflitos de consumo deve ser contactada a comissão arbitral do Turismo de Portugal www.turismodeportugal.pt

Repartir - Viagens e Turismo, Unipessoal Lda | RNAVT Nº 6208 | © 2022 Todos os Direitos Reservados | Powered by OPTIGEST